Quinta-feira, 30 de Outubro de 2025

RH/ACT-INSS

Atendimento na Anasps a servidores ativos, aposentados e beneficiários de pensão

Atendimento na Anasps

A União por intermédio do Decreto nº 10.620 de 05 de fevereiro de 2021 instituiu a centralização de serviços de aposentados e pensionistas do regime próprio de previdência de autarquias e fundações públicas no INSS, ocasião em que foi iniciada essa transferência para a UPAG Centralizada em Brasília CEABRPPS, hoje DECOMB - RPPU.

Essa centralização trouxe dificuldade para o atendimento presencial desses beneficiários, pela impossibilidade de ser feito nas regionais.

Com a extinção das Unidades de Gestão de Pessoas das Gerências Executivas, o atendimento dos servidores ativos passou a ser prestado pela gestão de pessoas das Superintendências Regionais, que contabilizam somente 6 unidades, excluindo-se os aposentados e pensionistas.

Apesar de alguns serviços terem sido disponibilizados por aplicativo, alguns necessitam de atendimento presencial, ocasião em que foi observada a prática do Acordo de Cooperação Técnica, para atendimento aos segurados do INSS, do RGPS, o que levou o INSS a propor a Anasps um acordo análogo ao do RGPS, para atendimento aos servidores públicos aposentados e pensionistas.

Acordo de Cooperação Técnica – ACT

O acordo prevê auxílio e orientação referentes a serviços atinentes à área de gestão de pessoas e aplicabilidade da legislação estatutária, por parte da Anasps, aos servidores do INSS, ativos, inativos e beneficiários de pensão.

Como será o Atendimento

O atendimento se dará presencialmente ou à distância dependendo do tipo de serviço que esteja sendo requerido.

Atendimentos à distância.

Poderão ser atendidos à distância os pedidos de orientação quanto aos serviços a serem realizados nos sistemas GOVBR, SOUGOV, SIGEPE, SEI e MEUINSS. Também poderão ser realizados à distância atendimentos quanto a esclarecimentos sobre aplicabilidade da legislação estatutária.

Serviços disponibilizados no ACT

Serão atendidos presencialmente os serviços que exijam formalização de requerimento a seguir listados, com os seguintes documentos necessários para atendimento

Desbloqueio de Senha de Acesso Sigepe

Formulário de Requerimentos Gerais;

Termo de Representação e Autorização de Acesso a Informações Previdenciárias;

Documento de identificação do interessado (RG, CNH).

Encerramento da Aposentadoria

Formulário específico;

Termo de Representação e Autorização de Acesso a Informações Previdenciárias;

Documento de identificação do interessado (RG, CNH).

No caso de Renúncia: Cópia do respectivo ato, com a informação da data de sua publicação no órgão oficial de imprensa e declaração firmada pelo servidor de que não se encontra em débito com os cofres públicos.

Se por óbito do servidor aposentado: Certidão de óbito do servidor aposentado.

Encerramento de pensão por morte

Formulário de Requerimentos Gerais;

Termo de Representação e Autorização de Acesso a Informações Previdenciárias;

Documento de identificação do interessado (RG, CNH) e Certidão de óbito do pensionista falecido.

Isenção de Imposto de Renda

Formulário específico;

Termo de Representação e Autorização de Acesso a Informações Previdenciárias;

Documento de identificação do interessado (RG, CNH) e Laudo Médico.

Pagamento de Exercícios Anteriores

Formulário específico;

Termo de Representação e Autorização de Acesso a Informações Previdenciárias;

Documento de identificação do interessado (RG, CNH) e Cópia do ato concessório, lei ou decreto que gerou direitos com efeitos financeiros retroativos.

Pagamento de Resíduos

Formulário específico;

Termo de Representação e Autorização de Acesso a Informações Previdenciárias;

Alvará Judicial ou escritura de inventário;

Termo de não ajuizamento de ação judicial;

Certidão de óbito, RG e CPF do falecido(a);

Procuração/Curatela de todos os herdeiros outorgando poderes para o requerente receber os resíduos;

Documento de identificação oficial do procurador/ Representante legal;

RG, CPF e comprovante de residência do requerente e dos beneficiários;

Indicação de conta bancária do requerente;

Telefone e e-mail.

Recadastramento Situações Excepcionais

Formulário específico;

Termo de Representação e Autorização de Acesso a Informações Previdenciárias;

No caso de Visita domiciliar: moléstia grave ou de impossibilidade de locomoção do beneficiário.

a) Declaração de internação em unidades de saúde ou de acolhimento.

No caso de Apresentação de documentos:

a) Declaração de recolhimento à prisão, emitido pela autoridade máxima da unidade prisional.

b) Declaração de comparecimento emitida por órgão de representação diplomática ou consular do Brasil no exterior.

c) Termo de Representação e Autorização de Acesso a Informações Previdenciárias.

Requerimentos, Informações e Declarações

Formulário de Requerimentos Gerais;

Termo de Representação e Autorização de Acesso a Informações Previdenciárias;

Documento de identificação do interessado (RG, CNH).

Pensão Alimentícia

Formulário específico;

Termo de Representação e Autorização de Acesso a Informações Previdenciárias;

Ofício judicial de implantação, Documentos pessoais do beneficiário e representante legal (RG, CPF, e Comprovante de Residência) e Indicação de conta bancária do beneficiário.

Recurso Administrativo

Formulário específico;

Termo de Representação e Autorização de Acesso a Informações Previdenciárias;

Documentos comprobatórios referentes à solicitação;

Peça recursal quando o espaço do item 6 for insuficiente.

Reversão de Aposentadoria

Formulário de Requerimentos Gerais;

Termo de Representação e Autorização de Acesso a Informações Previdenciárias;

Revisão de Aposentadoria

Formulário específico;

Termo de Representação e Autorização de Acesso a Informações Previdenciárias;

Documentos comprobatórios referentes à solicitação;

Elementos que embasem o processo revisional.

Revisão da pensão por morte

Formulário específico;

Termo de Representação e Autorização de Acesso a Informações Previdenciárias;

Documentos comprobatórios referentes à solicitação;

Elementos que embasem o processo revisional.

Alteração de email pessoal no Sougov

Formulário específico;

Termo de Representação e Autorização de Acesso a Informações Previdenciárias;

Documento de identificação do interessado (RG, CNH).

Onde será realizado o atendimento presencial na Anasps?

O atendimento é realizado em cada diretoria estadual da Anasps clique aqui para ver os endereços e telefones:

Como será realizado o atendimento à distância na Anasps?

O atendimento à distância será realizado por

E-mail
WhatsApp
Telefone (diretoria estadual)
Tipo de AtendimentoPresencialOrientações e Informações
ServiçosAnasps SAGSigepeSouGovSEIMeu INSSE-mailBanco
Abono de Permanência X
Alteração de conta corrente X
Aposentadoria por incapacidade Permanente X
Aposentadoria Servidor com Deficiência X
Aposentadoria Voluntária X
Assistência Saúde Suplementar XX
Atualização CadastralXXX Acompanhar
Auxilio Funeral X
Consignação - Termo de reclamação X
Desbloqueio de senha acesso SIGEPEX Acompanhar
Encerramento da AposentadoriaX Acompanhar
Encerramento de Pensão por MorteX Acompanhar
Exonerações X
Horário especial para servidor com deficiência e para servidor estudante X
Isenção de Imposto de RendaX Acompanhar
Pagamento de ResíduoX Acompanhar
Pensão AlimentíciaX Acompanhar
Pensão por Morte X
Pagamento de Exercícios AnterioresX Acompanhar
Plano de saúde convênio (GEAP/ASSEFAZ)X X Acompanhar
Reativação de Benefício Suspensão por Falta de Recadastramento X X
Recadastramento situações excepcionaisX Acompanhar
Recomando de PagamentoX Acompanhar
Recurso AdministrativoX Acompanhar
Recurso Administrativo 2ª InstânciaX Acompanhar
Remoção X
Reposição ao ErárioX Acompanhar
Requerimento - Atualização cadastral - Acumulação de cargos, empregos, funções e proventosXX Acompanhar
Requerimento - Cadastro de servidorXXX Acompanhar
Requerimento - Declaração sobre vínculo familiar para fins de apuração de situação de nepotismo XX
Requerimento - Declaração negativa de participação em gerência de sociedade X
Requerimento- Termo de responsabilidade - comprovante extra siape X
Moradia - Ressarcimento X
Requerimento - Informações e DedaraçõesX Acompanhar
Reversão de AposentadoriaX Acompanhar
Revisão de AposentadoriaX Acompanhar
Revisão de Pensão por MorteX Acompanhar
Vacâncias X
Link do Canal de Atendimento
SOUGOV
Central de atendimento do INSS
1358
Canais de Acompanhamento:
MEU INSS